Sete municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul durante o feriado prolongado. As cidades em situação crítica são: Taquari, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Teutônia, Capela de Santana, Bom Princípio e Bom Retiro do Sul.
Segundo a Defesa Civil, os municípios de Santa Cruz do Sul, Paverama, Piratini, Igrejinha, Cacequi, Fazenda Vilanova, São Paulo das Missões, Tabaí, Montenegro, Ivoti, Portão e Novo Hamburgo encaminharam a Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED), mas ainda não estão em emergência.
No total, 12 pessoas morreram por causa da chuva no estado. Foram registradas quedas de árvores, inundações e deslizamentos de terra. Mais de 36,7 mil pessoas foram afetadas.
Em Igrejinha, sete pessoas morreram soterradas. Em Novo Hamburgo, o desabamento de uma residência causou a morte de três crianças. Em Sapucaia do Sul, uma pessoa morreu eletrocutada na rua e, em Fazenda Vilanova, o desabamento de um galpão matou um agricultor.
Segundo a Defesa Civil, em todo o Rio Grande do Sul, 2.050 pessoas ficaram desalojadas e outras 176 estão desabrigadas. Foram registrados danos em 3.668 residências.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora