Sete presos fugiram na noite desta segunda-feira (13) da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II) e fizeram uma família refém na área rural da cidade por cerca de uma hora. Agentes penitenciários notaram a fuga por volta das 20h55, quando faziam ronda externa. Eles avistaram uma corda artesanal amarrada na proteção do pavimento e acionaram o alerta.
Logo após deixarem a penitenciária, os presos invadiram uma residência próxima à unidade, na área rural, onde permaneceram escondidos e fizeram quatro pessoas da mesma família de reféns, até a chegada de um veículo que deu apoio a fuga e os levou. Segundo a Polícia Militar, o carro é um Gol branco que ainda não foi identificado. A Polícia Militar e a Guarda Municipal fazem buscas na tentativa de capturar os fugitivos.
Quando realizaram revista nas galerias, policiais militares e agentes penitenciários identificaram um buraco no piso da cela que dá acesso à área técnica por onde passa a tubulação de água e esgoto. Após chegaram a essa área, os presos subiram o muro utilizando a corda.
O diretor da penitenciária, Mozart Zimmermann, que assina a nota, diz que imagens de câmeras serão verificadas para apurar responsabilidades pela fuga. Também será instaurada sindicância junto ao Departamento Penitenciário do Paraná.
Os fugitivos são: Oziel Rizzo de Sá, Rodrigo Correa Couto, Rafael Bruno Rodrigues, Tiago Andrés Paula da Silva, Aguinaldo Gonçalves, Carlos Tiago Lemes e Carlos Henrique Silva Candido Tavares. Todos são condenados e foram detidos por tráfico ou roubo. A polícia ainda não tem pistas do paradeiro dos fugitivos.