A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) acelerou o ritmo de implantação e vai ligar mais sete radares de trânsito à zero hora desta quarta-feira (30). Outros 12 equipamentos entraram em funcionamento no último sábado (26). Com isso, a capital passa a ter 86 radares em operação. Em três dos novos equipamentos o limite de velocidade é 40 Km/h. Segundo a Urbs, todos os radares em funcionamento estão sinalizados e foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e pelo Inmetro. Os equipamentos começaram a ser instalados no início de abril e depois do processo de implantação concluído a cidade terá 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam funcionando até o final de junho.
Dos sete novos aparelhos, seis também estão preparados para registrar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversões proibidas. Por enquanto, apenas a fiscalização do excesso de velocidade está ativada.. Na quarta, chega 33 o total de radares habilitados para todas as funções e ao final do processo serão 70. Velocidade
Os radares são equipamentos de fiscalização eletrônica que estão ajustados para detectar velocidade superior à regulamentada para a via. Até agora, em apenas um, localizado no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua José de Alencar, o limite de velocidade era 40 km/h.
O equipamento é o campeão de registros, aplicando em média 200 multas por dia. Como anteriormente apenas as chamadas "lombadas eletrônicas" tinham este limite, alguns motoristas ficaram confusos o que levou a Urbs a reforçar a sinalização no local.
A partir de quarta-feira, outros três radares vão registrar motoristas acima de 40 Km/h. Eles estão na Avenida João Gualberto com Rua da Glória; João Gualberto com Luiz Leão; e Avenida República Argentina com Avenida Água Verde.
Seis radares fixam o limite de velocidade em 70km/h. Eles estão na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). Os outros aparelhos estão em ruas e avenidas onde o limite de velocidade é de 60km/h.
Contratos
A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.
Veja no mapa a localização aproximada de todos os radares instalados em Curitiba
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Em vermelho estão sinalizados os radares que flagram, além do excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestre e conversão proibida.