O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e região metropolitana (Sindimoc) anunciou neste sábado (23) que pode paralisar as linhas de ônibus caso aconteça alguma coisa com os veículos ou com os funcionários neste domingo (23), após o clássico Atletiba, na Arena. Um empate dá o título ao time do Coritiba, e uma vitória do Atlético adia a decisão do campeonato. "Amanhã, se tiver confusão, nós vamos tirar nossos trabalhadores das linhas afetadas. E, se for possível, vamos paralisar outras linhas", diz o vice-presidente do SindimocDino César Morais de Mattos.
O vice, que está preocupado com os danos físicos e psicológicos que os motoristas e cobradores podem sofrer, espera que o sindicato não precise tomar essa medida e que as polícias deem conta no dia do jogo. A preocupação aumenta em razão da confusão ocorrida na última quarta-feira após o jogo entre Atlético e Bahia, na Arena, e as confusões na venda de ingressos no Couto Pereira e Arena. Ele classificou a depredação de ônibus na quarta-feira como "ato de terrorismo", e espera que isso não aconteça novamente.
Após o jogo entre Bahia e Atlético, pela Copa do Brasil, torcedores do Atlético quebraram um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso, na Avenida Sete de Setembro, no Batel, em que estavam torcedores do Coritiba e do Bahia. Segundo o vice, a avenida pode ser chamada de "corredor da morte".
Mattos diz que o fato ocorrido na quarta-feira e outros anteriores geralmente envolvem adolescentes, que ficam impunes. Ele reforça ainda que o sindicato encaminhou ofícios às polícias pedindo segurança nas canaletas que levam aos estádios no dia do clássico e alerta para novos casos neste domingo.
"Sabemos que têm pessoas que estão se preparando hoje (sábado) para ir ao jogo amanhã fazer guerra. Estão se preparando para isso", alerta o vice-presidente.
Ao ser questionado sobre a depredação dos ônibus nos dias de jogo, ele vê como uma boa chance para se repensar alguns assuntos do cotidiano. "Nós vemos como uma grande oportunidade para os governantes repensarem a Copa do Mundo e o Estatuto da Criança e Adolescente."
No domingo, a Urbanização de Curitiba (Urbs) utiliza apenas 40% de sua frota disponível na semana, mas em razão do jogo o número de ônibus será maior. Esse número será ampliado também porque haverá a liberação dos portões do Couto Pereira para os sócios assistirem ao jogo.
Os sócios do Coritiba que estão em dia com o clube e que não conseguiram ingresso para assistir ao jogo na Arena terão entrada liberada no Couto Pereira neste domingo (23). A diretoria do clube decidiu instalar três telões no gramado do Couto Pereira.
Violência
Na manhã desta sexta-feira (22), seis seguranças foram agredidos na Arena da Baixada. Um grupo de aproximadamente 15 integrantes da torcida organizada Os Fanáticos protagonizou a agressão contra os seguranças que organizavam a fila de ingressos para o clássico.
Na quinta (21), integrantes da torcida organizada Império Alviverde tentaram invadir a bilheteria do Estádio Couto Pereira, exigindo a intervenção do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora