Saiba o que fazer em caso de transtornos nos aeroportos
Clique aqui e confira como agir em casos de atrasos e/ou cancelamentos de voos, conforme as regras da Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em vigor desde julho deste ano:
Mobilização deve ser retomada no dia 3
O Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo promete retomar a mobilização da categoria já no início de janeiro. "A assembleia realizada no começo da manhã suspendeu a paralisação. Mas vamos reiniciar a mobilização a partir do dia 3 de janeiro", explica Reginaldo Alves de Souza, presidente da entidade.
Após uma assembleia realizada no início da manhã na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo, os trabalhadores do setor aéreo optaram por não realizar a greve que se anunciava para esta quinta-feira (23) nos aeroportos do país.
De acordo com dirigentes das entidades de classe, a decisão foi tomada após os trabalhadores serem informados que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou no fim da noite desta quarta que 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários sejam mantidos em atividade para viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011. A liminar também fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem.
Gelson Dagmar Fochesato, presidente Sindicato Nacional dos Aeronautas, disse que a greve foi suspensa e em janeiro os trabalhadores vão avaliar a situação. "A greve está suspensa. Os passageiros não serão prejudicados durante as festas. Em janeiro vamos avaliar se haverá uma paralisação", afirmou Fochesato. "A decisão foi tomada atendendo a um pedido da sociedade."
Fochesato disse que foi os trabalhadores foram surpreendido pelas decisões judiciais, e afirmou que mesmo sem a greve é possível haver atrasos em aeroportos porque funcionários estão trabalhando acima do limite.
O presidente do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), José Marcio Mollo, disse em entrevista à rádio CBN que a entidade fez nesta madrugada que a proposta de reajuste de 8% aos trabalhadores, elevando a proposta inicial de 6,05% e aguarda uma nova posição dos trabalhadores. Os aeroviários solicitam aumento de 13%.
Atrasos
Dos 1.558 voos domésticos programados até as 15h desta quinta-feira (23) nos principais aeroportos do país, 541 sofreram atrasos de mais de meia hora (34,7% do total) e 77 foram cancelados (4,9%), segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Às 14h, o índice de atrasos era de 34,9%. Às 13h, de 34,2%.
Entre os 120 voos internacionais, 37 atrasaram (30,8%) e quatro foram cancelados (3,3%).
No Rio de Janeiro, no aeroporto Santos Dumont, dos 96 voos previstos até as 13h, 14 atrasaram (14,6%) e 22 foram cancelados (22,9%). No Galeão, dos 68 voos, 35 atrasaram (51,5%) e dois foram cancelados (2,9%).
No aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, dos 126 voos programados, 60 atrasaram (47,6%) e quatro foram cancelados (3,2%). Em Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, dos 139 voos, 45 atrasaram (32,4%) e 26 foram cancelados (18,7%).
Em Brasília, dos 111 voos, 54 atrasaram (48,6%) e um foi cancelado (0,9%).
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no aeroporto da Pampulha, dos 22 voos, três atrasaram (13,6%) e não houve cancelamentos. No aeroporto de Confins, dos 81 voos, 24 atrasaram (29,6%) e três foram cancelados (3,7%).
Curitiba
No Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), da meia-noite às 15 horas desta quinta-feira, entre os 76 voos previstos, houve cinco registros de cancelamentos (6,6%), quatro da companhia Gol e um da Tam. As causas dos cancelamentos não foram informadas. Outros 33 voos registraram atraso superior a meia hora (43,4%).
Entre os voos previstos para desembarcarem no aeroporto, da meia-noite até as 15 horas, quatro foram cancelados. As aeronaves viriam de Maringá, São Paulo e Porto Alegre.
Atendentes da Infraero circulam pelo aeroporto para prestar auxílio aos passageiros. Eles estão vestidos com coletes amarelos, para facilitar a identificação.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora