Com a greve suspensa, início de manhã foi tranquilo no Aeroporto Afonso Pena| Foto: Marcelo Elias/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Saiba o que fazer em caso de transtornos nos aeroportos

Clique aqui e confira como agir em casos de atrasos e/ou cancelamentos de voos, conforme as regras da Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em vigor desde julho deste ano:

CARREGANDO :)

Mobilização deve ser retomada no dia 3

O Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo promete retomar a mobilização da categoria já no início de janeiro. "A assembleia realizada no começo da manhã suspendeu a paralisação. Mas vamos reiniciar a mobilização a partir do dia 3 de janeiro", explica Reginaldo Alves de Souza, presidente da entidade.

Leia a matéria completa

Publicidade

Após uma assembleia realizada no início da manhã na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo, os trabalhadores do setor aéreo optaram por não realizar a greve que se anunciava para esta quinta-feira (23) nos aeroportos do país.

De acordo com dirigentes das entidades de classe, a decisão foi tomada após os trabalhadores serem informados que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou no fim da noite desta quarta que 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários sejam mantidos em atividade para viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011. A liminar também fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem.

Gelson Dagmar Fochesato, presidente Sindicato Nacional dos Aeronautas, disse que a greve foi suspensa e em janeiro os trabalhadores vão avaliar a situação. "A greve está suspensa. Os passageiros não serão prejudicados durante as festas. Em janeiro vamos avaliar se haverá uma paralisação", afirmou Fochesato. "A decisão foi tomada atendendo a um pedido da sociedade."

Fochesato disse que foi os trabalhadores foram surpreendido pelas decisões judiciais, e afirmou que mesmo sem a greve é possível haver atrasos em aeroportos porque funcionários estão trabalhando acima do limite.

O presidente do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), José Marcio Mollo, disse em entrevista à rádio CBN que a entidade fez nesta madrugada que a proposta de reajuste de 8% aos trabalhadores, elevando a proposta inicial de 6,05% e aguarda uma nova posição dos trabalhadores. Os aeroviários solicitam aumento de 13%.

Publicidade

Atrasos

Dos 1.558 voos domésticos programados até as 15h desta quinta-feira (23) nos principais aeroportos do país, 541 sofreram atrasos de mais de meia hora (34,7% do total) e 77 foram cancelados (4,9%), segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Às 14h, o índice de atrasos era de 34,9%. Às 13h, de 34,2%.

Entre os 120 voos internacionais, 37 atrasaram (30,8%) e quatro foram cancelados (3,3%).

No Rio de Janeiro, no aeroporto Santos Dumont, dos 96 voos previstos até as 13h, 14 atrasaram (14,6%) e 22 foram cancelados (22,9%). No Galeão, dos 68 voos, 35 atrasaram (51,5%) e dois foram cancelados (2,9%).

No aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, dos 126 voos programados, 60 atrasaram (47,6%) e quatro foram cancelados (3,2%). Em Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, dos 139 voos, 45 atrasaram (32,4%) e 26 foram cancelados (18,7%).

Publicidade

Em Brasília, dos 111 voos, 54 atrasaram (48,6%) e um foi cancelado (0,9%).

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no aeroporto da Pampulha, dos 22 voos, três atrasaram (13,6%) e não houve cancelamentos. No aeroporto de Confins, dos 81 voos, 24 atrasaram (29,6%) e três foram cancelados (3,7%).

Curitiba

No Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), da meia-noite às 15 horas desta quinta-feira, entre os 76 voos previstos, houve cinco registros de cancelamentos (6,6%), quatro da companhia Gol e um da Tam. As causas dos cancelamentos não foram informadas. Outros 33 voos registraram atraso superior a meia hora (43,4%).

Entre os voos previstos para desembarcarem no aeroporto, da meia-noite até as 15 horas, quatro foram cancelados. As aeronaves viriam de Maringá, São Paulo e Porto Alegre.

Publicidade

Atendentes da Infraero circulam pelo aeroporto para prestar auxílio aos passageiros. Eles estão vestidos com coletes amarelos, para facilitar a identificação.