O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e região (Sindimoc) retirou o indicativo de greve da categoria e o sindicato que representa os empresários do setor de transporte, o Setransp, não vai demitir nenhum sindicalista até o dia 29 de junho. Essas decisões fazem parte do acordo realizado entre patrões e empregados em uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (18), em Curitiba, com mediação do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).
Uma nova reunião entre as partes, também com mediação do MPT-PR, será realizada no dia 29 de junho. Até lá, não haverá mais demissões e a greve está descartada. Segundo o Sindimoc, não haverá necessidade de uma assembleia para a retirada do indicativo de greve. O órgão mediador criou um Procedimento Promocional (Promo), que é uma forma de mediação de conflitos entre a classe patronal e a trabalhadora.
Até esta data, nenhum sindicalista deverá ser demitido e os motoristas e cobradores não devem entrar em greve. O procedimento, segundo o MPT-PR, poderá ser acompanhado pela internet pelas duas partes. No caso do descumprimento do acordo feito nesta quinta-feira por um dos sindicatos, o outro poderá protocolar uma reclamação e aquele que descumpriu o acordo terá um prazo para se manifestar a respeito do ocorrido.
Conflito
O indicativo de greve foi aprovado pelo Sindimoc em assembleia realizada na quarta-feira (17) devido a reclamações dos motoristas e cobradores por causa de demissões de sindicalistas das empresas. A decisão ocorreu um dia após um protesto que interrompeu a circulação dos ônibus que passam pela Praça Rui Barbosa e ficaram parados durante uma hora durante a tarde de terça-feira (16).
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora