Com entrada média de água 39% menor do que a registrada em junho, o Sistema Cantareira atravessa o mês mais seco do ano. A estiagem nas represas que abastecem 5,2 milhões de habitantes na Grande São Paulo está batendo o recorde de janeiro. O manancial deverá fechar com déficit pela terceira vez em 2015.
Segundo boletim divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgãos gestores do manancial, o Cantareira recebeu até essa quinta, 23, uma média de 8,3 mil litros por segundo, 67% abaixo do esperado para julho (25,2 mil l/s). Em junho, a vazão afluente foi de 13,6 mil l/s.
O recorde negativo era de janeiro (8,5 mil l/s), quando o sistema chegou ao nível mais crítico da história, com -23% da capacidade. Nessa quinta, o índice estava em -10,4%, um ponto porcentual pior do que fechou junho.
Parte do cenário se explica pela falta de chuva, até agora 44% abaixo da média, que é de 50 milímetros. Nos últimos dez dias, por exemplo, o sistema registrou menos de 1 milímetro.
Outro motivo é o aumento de 11,6 mil l/s para 13 mil l/s na retirada de água para a região de Campinas. No período, a Sabesp não reduziu a captação para a região metropolitana, resultando em um deficit de 400 milhões de litros por dia.
O saldo só é positivo se comparado com julho de 2014, quando o sistema passou a operar integralmente no volume morto. Naquele mês, o Cantareira recebeu apenas 4,2 mil l/s e perdeu 22,9 mil l/s, um déficit de 50 bilhões de litros no mês.
Segundo o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, “foi possível fechar a torneira (por meio da redução da pressão da água e do fechamento manual da rede) porque as obras (emergenciais) foram feitas”, disse, na quarta, 22, em encontro com empresários paulistas. Ele afirmou que o sistema estava “andando de lado” nos últimos meses e agora, na estiagem, “é óbvio que vai cair”.
De acordo com Kelman, contudo, simulações recentes feitas pela empresa mostram que, mesmo que o sistema receba nos próximos meses 20% menos água do que em 2014, o Cantareira não voltará a operar na segunda cota do volume morto, recuperada em fevereiro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião