A superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Paraná deve nomear nesta quarta-feira a comissão que vai avaliar o gado com suspeita de febre aftosa nas seis propriedades no estado. Estima-se que 4,5 mil animais estejam doentes.

CARREGANDO :)

De acordo com a assessoria, a comissão será a mesma que avaliou o rebanho bovino da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira (Norte do estado), em pouco mais de R$ 1,28 milhão. A comissão de avaliação é composta por cinco técnicos: um do ministério, um da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), um da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e dois da Fundepec (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Paraná).

Valmir Kowalewski de Souza, superintendente do Mapa, vai solicitar à comissão para que os trabalhos comecem imediatamente e que não seja interrompido durante o feriado de carnaval.

Publicidade

Fazenda CachoeiraEstá marcada para esta quarta-feira uma reunião entre a comissão de avaliação e o dono da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira - Norte do Paraná - André Carioba. Os técnicos esperam conseguir de Carioba a autorização para o sacrifício, o que não deve acontecer em virtude de uma liminar que prevê o pagamento de 50% da indenização antes do sacrifício.

A superintendência já informou que a Procuradoria Geral da União (PGU) vai, mais uma vez, recorrer da decisão liminar do juiz federal Cléber Sanfelici Otero, da 3.ª Vara Federal de Londrina.

PecuaristasUma outra reunião entre os donos das seis propriedades suspeitas de aftosa e o advogado Ricardo Rocha Pereira, o mesmo da Cachoeira e da Bonanza (foco de aftosa do Mato Grosso do Sul), está marcada para esta quarta-feira.

Pereira, no entanto, afirmou na manhã desta quarta-feira que está no Oeste do estado e até o momento não havia sido procurado pelos pecuaristas. "Estarei em Londrina à tarde e daí vamos ver se acontece a reunião. Mas o problema é que eles ainda não foram notificados e daí fica difícil eu analisar a situação", disse o advogado.

NotificaçãoA assessoria da Seab informou que ainda nesta quarta-feira todos os donos de fazenda - onde o ministério decretou foco da doença - serão notificados oficialmente.

Publicidade