Brasília A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, disse achar desnecessário pedir reforço para dar mais agilidade ao inquérito envolvendo 40 acusados pelo esquema do mensalão.
Na quinta-feira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, defendeu que as investigações recebam tratamento diferenciado do STF sob pena dos crimes prescreverem.
"O STF já examinou casos como esse, muito difíceis e de grande repercussão, e está aparelhado para processá-los", afirmou.
A ministra ressaltou, no entanto, que a decisão sobre a necessidade de reforço na equipe caberá ao relator do inquérito, ministro Joaquim Barbosa. "O ministro, se assim entender, pode delegar atos a serem praticados por outros magistrados. Tudo vai depender do relator", afirmou.
A avaliação de Ellen Gracie contrasta com o que pensa o relator do inquérito do mensalão. Na semana passada, Joaquim Barbosa disse que o STF não tem "vocação nem estrutura" para julgar os processos rapidamente. Joaquim Barbosa também condenou o foro privilegiado, segundo ele uma "excrescência jurídica".
A presidente do STF advertiu que o foro privilegiado concedido a deputados federais, senadores, ministros e o presidente da República, que só podem ser julgados pelo Supremo não é nenhum privilégio. Para ela, é o contrário, pois "os acusados têm uma única chance de defesa e uma única chance de absolvição e condenação".
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora