A suspensão das entrevistas para retirar o visto americano tem provocado transtornos para muitos brasileiros. Segundo a Embaixada no Brasil, a média de solicitantes para todos os tipos de visto no País é de 5 mil a cada dia. Com o adiamento das reuniões na Embaixada, em Brasília, e consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, na próxima semana, chegou a oito o total de dias sem entrevistas.
Ainda não há, no entanto, um balanço oficial de quantas pessoas foram afetadas pelo problema. Entre os prejudicados está o estudante de engenharia de software Ian Pierson, de 21 anos, que corre contra o tempo para conseguir viajar para os Estados Unidos. Ele precisa se apresentar no dia 2 de julho no Indiana Technology Institute, em Fort Wayne, onde fará intercâmbio acadêmico.
Com menos de duas semanas para decolar, contudo, o universitário, ainda não tem o visto em mãos. “Estou desesperado. Não sei o que fazer e nem se vou conseguir chegar lá”, afirma. Morador de Goiânia, Pierson deveria ter viajado mais de 200 km até a Embaixada, em Brasília, para fazer a entrevista na quinta-feira, 19, mas o procedimento foi cancelado.
Obrigado a reagendar o processo, a única data disponível foi o dia 7 de julho, depois do seu prazo. “Provavelmente meu visto não vai sair a tempo. Vou ter de adiar a viagem e arcar com todas as despesas de troca de data”, diz.
Desde a infância, o sonho da advogada Virginia Rodrigues, de 33 anos, foi conhecer Orlando, onde fica a Disney. Por isso, programou uma viagem com familiares e amigo. O que seria a realização de um desejo antigo agora pode se transformar em prejuízo.
Ela, que mora em Fortaleza, comprou passagem e pagou por hospedagem no Recife, onde faria a entrevista no consulado no próximo dia 26. “Quero saber deles sobre as despesas já feitas para tirar o visto. A única resposta que tive por e-mail é que realmente preciso reagendar”, afirma Virginia.
A pane na emissão de vistos, que atinge o mundo todo, foi provocada após falha no sistema de autorização da impressão do documento nos passaportes, em Washington. O problema afeta os pedidos de não imigrante feitos após o dia 8 de junho. Segundo a Embaixada no Brasil, as solicitações de imigrantes continuam normais.
Mais de cem especialistas trabalham para solucionar o problema, segundo a Embaixada americana. No entanto, não há previsão para o sistema voltar a funcionar normalmente. “Pedimos sinceras desculpas”, diz, em nota. Viagens humanitárias urgentes, como os casos de saúde, e adoção são tratados como prioridade.
- Consulados dos EUA adiam entrevistas para visto da próxima semana
- Sistema de visto dos EUA não deve voltar a funcionar antes da semana que vem
- Consulados dos EUA devem ficar fechados pelo menos até segunda-feira (22)
- Consulado americano suspende entrevistas após problema técnico
- Consulado dos EUA suspende entrevista para visto na quarta em SP
- Após falha em sistema, EUA alertam para atraso na emissão de vistos
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora