Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MOBILIDADE URBANA

TC libera edital do metrô de Curitiba, mas com recomendações

Cada dia de atraso na licitação do metrô representava uma perda de diária de meio milhão de reais | Divulgação
Cada dia de atraso na licitação do metrô representava uma perda de diária de meio milhão de reais (Foto: Divulgação)

O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) votou, na tarde desta quinta-feira (11), o recurso da prefeitura sobre a suspensão do edital do metrô de Curitiba. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os conselheiros liberaram o certame desde que a gestão municipal siga as recomendações do tribunal.

As recomendações do TCE-PR estão divididas em três itens: definição do objeto de investimento da PPP; expedição de diretrizes para o licenciamento ambiental por órgão sem competência legal; e ausência de Pesquisa Origem-Destino.

No último dia 22 de agosto, quando o tribunal suspendeu o certame, o órgão divulgou um parecer técnico em que apontava a existência de diversas irregularidades no edital de R$ 18,2 bilhões. Naquela época, os principais pontos que motivaram a suspensão foram a ausência de Pesquisa Origem-Destino; a ausência de definição do objeto de investimento da parceria público-privada; e a expedição de diretrizes para o licenciamento ambiental por órgão sem competência legal.

Em sua proposta de voto, o relator do processo -- conselheiro Ivan Bonilha -- afirmou que ‘as impropriedades detectadas não maculam o procedimento licitatório [do metrô] a ponto de inviabilizá-lo’. "Em verdade, desde que os apontamentos supra sejam observados, não vejo objeções ao prosseguimento do procedimento", concluiu.

A Prefeitura, então, respondeu aos questionamentos do TCE-PR para tentar destravar o projeto. Isso porque, segundo cálculos do município, cada dia de atraso na licitação representava uma perda de diária de meio milhão de reais devido à inflação vigente.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Curitiba disse que recebeu do tribunal a informação de que o edital do metrô teria sido liberado. A gestão Gustavo Fruet, entretanto, preferiu não entrar em detalhes sobre o assunto por que ainda não teve acesso à súmula da votação realizada nesta quinta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.