Serviço gratuito da Prefeitura de Curitiba que esclarece dúvidas em relação ao uso da língua portuguesa, o Telegramática chegou, em maio, a 1,5 milhão de atendimentos. No ano passado, o serviço completou 30 anos. A informação foi divulgada na terça-feira (7) pela administração municipal.
A maior parte das consultas, que podem ser feitas por telefone e pela internet, foi para esclarecer dúvidas gramaticais sobre o emprego do hífen, o uso de prefixos e sufixos, além de termos necessários para a redação de documentos oficiais e relatórios de trabalho. Nos cerca de seis mil atendimentos mensais também são registrados casos menos comuns, como pedidos de ajuda para compreender textos de bulas de remédio.
As dúvidas são sanadas por oito consultores, que são professores da rede municipal de ensino e especialistas em língua portuguesa. A equipe utiliza dicionários de sinônimos e antônimos, etimologias, linguística, regência e até livros de administração, finanças e direito.
Segundo informações da prefeitura, quem busca o serviço são estudantes, professores, jornalistas, médicos, escritos e advogados, que muitas vezes sequer residem no Brasil.
Consultas
Quem deseja consultar o Telegramática deve telefonar para (41) 3218-2425 ou acessar o site do serviço. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.