As temperaturas continuam altas no Paraná em boa parte da semana. Em todas as regiões, a previsão é de calor acima dos 30°C pelo menos até quinta-feira (13), quando o sistema de bloqueio que impede a chegada de frentes frias no estado começa a se desfazer e diminui a sensação de calor intenso registrada desde meados de janeiro.
Para quem não aguenta mais tanto recorde de calor para um verão só, o alívio vem mesmo no próximo fim de semana, quando as máximas devem ser, em média, dez graus a menos do que as registradas nos últimos dias. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros não devem passar de 26°C na sexta-feira (14).
Enquanto os dias mais frescos não chegam, os paranaenses terão de continuar a enfrentar calor forte. Nesta segunda-feira, a máxima em Curitiba fica em torno dos 33°C, com possibilidade de chegar próximo aos 35,5°C recorde de calor na capital. "Ontem [9], a gente chegou aos 35 graus. Hoje ainda existe a possibilidade, mas é uma condição de se manter igual ou ultrapassar ligeiramente. Não vai chegar, por exemplo, aos 37°C", explica a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar.
Até a próxima quinta-feira, as temperaturas ficam próximas aos 35°C em Paranaguá, no Litoral, e também em Foz do Iguaçu, no Oeste. Em Maringá, o calor diminui gradativamente, partindo com 36°C nesta segunda e chegando aos 28°C na sexta-feira. Em Guarapuava e em Palmas, a máxima não deve ultrapassar os 25°C na véspera de fim de semana.
A atenuação gradativa das temperaturas ocorre ao mesmo tempo em que a nebulosidade ganha força no Paraná. Em todas as regiões está previsto aumento na umidade atmosférica, o que também propicia mais condições para chuvas isoladas, principalmente entre o fim de tarde a noite.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião