Granizo chegou a cobrir calçadas em Cafelândia, no Oeste do estado| Foto: Divulgação/Prefeitura de Cafelândia

Áreas de instabilidade formadas no Paraguai causam tempestades nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná nesta sexta-feira (10). Em Cafelândia houve registro de granizo. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, há bastante atividade elétrica (raios) e rajadas de ventos. Por enquanto, o dia continua ensolarado na região de Curitiba e Litoral.

CARREGANDO :)

Confira a previsão do tempo para sua cidade

Previsão de chuva acima da média preocupa moradores de União da Vitória

Cidade ainda não superou enchente do ano passado, que deixou centenas desabrigados

Leia a matéria completa
Publicidade

Lizandro explica que as condições meteorológicas estão parecidas com as típicas de primavera – favorecendo inclusive a formação de granizo. Nas regiões Oeste e Sudoeste, as temperaturas até passaram dos 20°C. “É só o começo”, alerta Lizandro. Pancadas de chuva ocorrem na sexta-feira em todo o estado. No sábado (11), as precipitações serão mais intensas ainda no Oeste e Sudoeste. E no domingo começa a chuvarada recorde que está sendo prevista para meados de julho. A estimativa é de que sejam mais de 200 milímetros até quarta-feira em quase todas as regiões do estado, qualquer quantidade de precipitação na casa dos 100 milímetros já costuma causar problemas. O acumulado pode causar enchentes e alagamentos, especialmente na porção Sul do Paraná.

Cafelândia

Um temporal de granizo que durou aproximadamente três minutos assustou moradores de Cafelândia, no Oeste do Paraná. Várias partes da cidade, principalmente a região norte, ficaram com calçadas e ruas tomadas por gelo. Segundo a prefeitura, o temporal de granizo começou por volta das 9 horas desta sexta-feira (10).

A Defesa Civil está de prontidão e fazendo levantamentos, mas segundo a prefeitura, não houve solicitação de pedidos em função de desabrigados ou casas destelhadas, apenas pequenos estragos. A chuva veio acompanhada de rajadas de vento.