• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

Afogamento em Curitiba

Um guardador de carros morreu afogado durante a forte chuva que caiu sobre Curitiba, na noite de quarta-feira (25)

Leia a matéria completa

Chuva adia mutirão de combate à dengue

A forte chuva que caiu em praticamente todo o Paraná adiou o início do mutirão de combate à dengue - previsto patra esta quinta-feira - no município de Ubiratã, no Norte do estado.

Se a chuva persistir, informa a Secretaria Estadual de Saúde, os mutirões previstos para outras cidades também podem ser suspensos.

O mutirão é coordenado pela Defesa Civil e será feito em 33 municípios das regiões Oeste e Norte do Paraná, que têm o maior número de casos confirmados da doença.

Em todo o Paraná, a Secretaria de Saúde já registou 6.709 casos positivos de dengue - sendo 6.283 autóctones (de origem local) - e 18.372 notificações da doença. Três pessoas morreram vítimas da dengue.

Duas pessoas morreram e centenas de casas foram alagadas depois da forte chuva que caiu na noite de quarta-feira e na manhã desta quinta em todo o Paraná. Inicialmente as informações eram de que três pessoas teriam morrido vítimas da chuva, entretanto, apenas duas foram confirmadas. Pelo menos 500 pessoas ficaram desalojadas e pouco mais de 100 desabrigadas. Seis municípios mais atingidos com o temporal. Mortes

As duas mortes aconteceram na noite desta quarta-feira - uma em Curitiba e uma no interior do município de Imbituva, próximo a Ponta Grossa na região dos Campos Gerais. Segundo informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Imbituva, por volta de 19h, José Claudinei de Andrade, 30 anos, foi atingido por um raio quando andava na rua, no bairro Monte Branco de Cima.

Na capital, o Corpo de Bombeiros registrou a morte de Alberto Cabral Chaves, de 43 anos. Chaves morreu afogado depois que caiu num córrego que passa atrás de sua casa, no bairro Rebouças. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quinta-feira no Rio Belém, atrás da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A morte de Remilton Fae, de 45 anos, a princípio, não teria sido causada pela chuva. Fae morreu por volta de 17h enquanto fazia um serviço de manutenção do equipamento de cinema no pátio, ao ar livre, do Shopping Portal Plaza, no Boqueirão. No momento do choque chovia na capital, entretanto o Corpo de Bombeiros não soube precisar se o choque foi ou não decorrente da chuva.

Um funcionário do shopping informou que Fae era um dos donos do cinema do shopping e confirmou que ele fazia reparos no sistema elétrico pouco antes de morrer. O funcionário, entretanto, não soube dizer se a chuva tem alguma relação com a morte de Fae. O cinema, por conta da morte de um dos donos, ficou fechado durante toda o dia.

Estragos no Interior A Defesa Civil do Paraná divulgou no início da noite um levantamento feito com os estragos causados pela chuva. De acordo com os dados, repassados pelo tenente Edurado Pinheiro, seis municípios foram os mais atingidos: Santo Antônio do Sudoeste (Sudoeste), General Carneiro (Sul), Salto do Lontra (Sudoeste), Campo Bonito (Oeste), Palmas (Sudoeste) e Coronel Domingos Soares (Sul).

Segundo Pinheiro, a chuva interrompeu o fornecimento de energia e água em alguns pontos dos seis municípios. Por causa do temporal, os prefeitos de Campo Bonito, Salto do Lontra e General Carneiro decretaram estado de emergência.

Pelo menos 500 pessoas ficaram desalojadas e pouco mais de 100 desabrigadas. De acordo com o tenente Pinheiro, muitos moradores estão abrigados em casas de amigos e parentes e a estimativa é que a maioria volte para casa já na sexta-feira.

A situação mais alarmante, conta Pinheiro, é no município de General Carneiro, região Sul, onde 200 pessoas ficaram desalojadas e 100 desabrigadas - levadas para um ginásio na região central da cidade. Oitenta e cinco edificações (casas ou estabelecimentos comerciais) foram danificadas.

Em Santo Antônio do Sudoeste pelo menos 100 edificações foram alagadas e cerca de 100 pessoas foram desalojadas. Em Salto do Lontra, também na região Sudoeste, cerca de 40 casas foram alagadas. Ao todo 120 pessoas ficaram desalojadas.

Em Campo Bonito, na região Oeste, duas casas foram arrastadas pela força da chuva. Os três rios que cortam a cidade encheram e a água invadiu de 40 edificações. Dez pessoas foram desabrigadas e cerca de 100 desalojadas.

Em Palmas, no Sudoeste, a prefeitura da cidade pode decretar estado de emergência no município em razão do temporal que caiu durante a madrugada. Várias ruas e casas do Centro e do bairro São José ficaram alagadas. Entretanto, o tenente Pinheiro acredita que não haverá necessidade do município decretar estado de emergência, já que a chuva deu uma trégua.

Na capital

Em Curitiba, detalha o tenente Leonardo Mendes, do Corpo de Bombeiros, a chuva provocou alagamentos em ruas dos bairros Alto Boqueirão, Hauer, Parolin, Bairro Novo e Centro. No Alto Boqueirão, duas casas num mesmo terreno foram interditadas pois correm risco de desabamentos. Na região metropolitana, foram registrados apenas pontos de alagamento.

Trânsito

A forte desta manhã deixou o trânsito complicado em algumas regiões de Curitiba. Segundo informações da Rádio CBN, a marginal da BR-476 próximo ao viaduto da Avenida Marechal Floriano ficou completamente interditada, em razão de alagamentos, por mais de uma hora. O trânsito voltou ao normal somente por volta das 10 horas.

O acesso para a Avenida presidente Wenceslau Braz também ficou fechado em razão da água que subiu bastante no local. Agentes da Diretran foram para região para orientar o trânsito e houve congestionamento no local.

Na região central, a Avenida Visconde de Guarapuava apresentou trânsito muito lento na manhã desta quinta-feira em razão da intensa chuva. De acordo com a Defesa Social de Curitiba, nenhuma grave ocorrência foi registrada na cidade em razão da chuva.

Previsão do tempo

Para os próximos dias a previsão é de chuva e frio no Paraná. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a frente fria vai atuar, já a partir desta sexta-feira, principalmente, nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Central do estado.

Entretanto, a massa fria e seca diminui a nebulosidade e a temperatura. Com isso, as chuvas devem ser mais leves, mas podem ocorrer a qualquer hora do dia. As temperaturas devem ficar entre 13º e 18º na capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]