As duas horas de chuva forte, que caiu no fim da tarde de quinta-feira (15), foram suficientes para provocar estragos em praticamente todas as regiões de Curitiba. Segundo a Defesa Civil do estado, foram registrados mais de 80 pontos de alagamento, principalmente na região sul da capital. Um carro com três pessoas caiu em um rio, duas continuam desaparecidas.
A água chegou a quase um metro de altura em algumas regiões. Os bairros mais atingidos foram Xaxim, Boqueirão, Vila Hauer, Pinheirinho, Vila Fanny, Tatuquara, Portão, Fazendinha e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). "Doze pessoas ficaram desabrigadas temporariamente", informou o soldado Silvio Rodrigo Correia. No Xaxim, um lar de idosos com pelo menos 40 pessoas ficou ilhado. Na creche "Lar Dona Nenê", a água e o barro estragaram móveis, eletrodomésticos e brinquedos.
A enxurrada foi tão forte que arrastou um carro em que estavam três pessoas. O veículo caiu no Rio Formosa, no Fazendinha. O motorista Tomihide Suguy, de 77, conseguiu se salvar, mas a mulher dele, Marta Maria Suguy, de 69 anos e o pedreiro João Carlos Lima, de 36 anos, foram levados pela correnteza.
O corpo de bombeiros encontrou o carro somente no fim da noite. A mulher e o pedreiro ainda não haviam sido localizados na manhã desta sexta-feira (16). Hide foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador. Ele está em estado de choque e sob fortes medicamentos.
Na BR-376, a enchente impediu a passagem de carros. O trânsito ficou lento e os motoristas enfrentaram quilômetros de congestionamento. Em São José dos Pinhais, na região metropolitana, ruas ficaram embaixo dágua. O Rio Ressaca transbordou e invadiu as casas próximas.
Prefeitura
Foram deslocadas 20 equipes de saneamento e de manunteção urbana para atender as áreas atingidas. Ao todo, 100 trabalhadores da Prefeitura participarão da recuperação de ruas, galerias pluviais e limpezas de bueiros, segundo assessoria da prefeitura. Equipes da Saúde da Família, da Secretaria Municipal da Saúde, também estão fazendo atendimento.
O prefeito Beto Richa cancelou sua agenda desta sexta-feira (16), que incluía a inauguração da Escola Municipal Maria Ienkot Zeglin, no Tatuquara, por causa dos estragos provocados pelo temporal. Richa acompanhará trabalhos da prefeitura.
Doações
O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) lançou nesta sexta-feira uma campanha para arrecadar alimentos não-perecíveis, móveis, roupas e utensílios domésticos que serão doados às famílias atingidas.
As doações podem ser feitas nos núcleos da Fundação de Ação social (FAS) das Ruas da Cidadania. Também podem ser feitas doações pelo Disque Solidariedade, pelo telefone 156. Neste caso, a prefeitura fará o recolhimento da doação no local indicado.