As escolas de todo o país têm até esta terça-feira (31) para inscrever seus alunos na 11.ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015). No ano passado, participaram da competição 18 milhões de estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. As informações são da Agência Brasil.
Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos. Este ano, serão premiados 6.500 alunos – 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas.
As provas são divididas em três níveis: o primeiro para alunos do 6.º e 7.º anos do ensino fundamental e o segundo, para 8.º e 9.º anos do fundamental. O nível 3 abrange os três anos do ensino médio. A primeira fase da competição será no dia 2 de junho, com as provas aplicadas nas escolas. Os alunos mais bem classificados fazem a segunda fase no dia 12 de setembro.
Premiados
A lista dos premiados será divulgada no dia 27 de novembro e os ganhadores de medalhas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. em 2016. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam na Olimpíada de Matemática também são premiados.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora