O serviço de cobrança eletrônica nas vagas do Estacionamento Regularizado (EstaR) na região do Centro Cívico foi encerrado pela Prefeitura de Curitiba na última terça-feira (21). Quem comprou os créditos eletrônicos vai poder utilizá-os até dia 30 de outubro. Depois disso, será possível pedir o ressarcimento, caso os "bilhetes" não tenham sido usados. A devolução do dinheiro será feita pelo número 4007-2646.
O projeto foi encerrado, por enquanto, porque foi um período de testes. Outros dois experimentos idênticos, com empresas e sistemas diferentes de bilhetagem eletrônica para estacionamentos, serão realizados. No total, 288 vagas da região central terão o sistema instalado em uma fase experimental, que deve durar ao menos até o fim do primeiro trimestre de 2015.
A primeira fase, que durou do fim de julho até 21 de outubro, foi feita pela empresa israelense Pango Mobile Parking. Outras duas empresas serão testadas a seguir, sendo que uma delas já realiza a operação na região do Hospital Evangélico. Cada teste dura 90 dias.
Durante três meses, os motoristas que estacionaram no Centro Cívico puderam comprar créditos do EstaR pelo mesmo valor do "bloquinho" tradicional (R$ 1,50 por período). A venda era feita pelo site ou call center da empresa (4007-2646). Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) fizeram a fiscalização por meio de tablets. A prefeitura não informou como será a compra de créditos e os detalhes dos novos sistemas.
Nos próximos meses, a Setran fará avaliação junto aos usuários para definir se irá incorporar a cobrança eletrônica ou não, segundo informações da assessoria da Prefeitura. Além da demanda, a avaliação dos agentes que fizeram a cobrança e dos técnicos da secretaria será levada em conta na decisão do sistema a ser utilizado.