A tragédia da chuva em Santa Catarina fez surgir uma rede de solidariedade no estado de São Paulo. Na capital paulista, a Cruz Vermelha e a Defesa Civil recebem e encaminham as doações dos paulistanos, que chegam sem parar.
O movimento foi grande na sede da entidade na manhã deste sábado (29). Roupas, edredons, sapatos, alimentos e material de higiene chegaram de diversos doadores. As salas de aula viraram locais de triagem para a separação das doações.
Além de identificar para onde deve ir cada item, os voluntários também visam checar a qualidade a Cruz Vermelha não entrega roupas sujas ou rasgadas. Entre as pessoas trabalhando com as doações, estavam dois catarinenses, que emocionados, se lembraram de quando passaram por situações semelhantes.
As doações são recebidas na sede da Cruz Vermelha, que fica na Avenida Moreira Guimarães, 699, em Moema, na Zona Sul da cidade.
Água
Uma das maiores necessidades das vítimas é a água potável, para beber e cozinhar. Os bombeiros e a Polícia Militar de São Paulo já arrecadaram 50 mil litros de água, e intensificam o pedido por mais doações.
Na capital, um empresário que acompanhava um grupo de turistas em Santa Catarina quando a tragédia começou lidera um campanha. Dono de uma agência de turismo, ele fechou o local ao voltar a São Paulo para arrecadar os itens. "Vi carros submersos, caminhões submersos. Pensei, vou ter que fazer algo", afirmou Humberto Neto.
A idéia é lotar um caminhão com 25 toneladas de doações. O material está armazenado no Centro Universitário Adventista, que fica na Estrada de Itapecerica, 5859. As doações também podem ser feitas nas subprefeituras da capital e na Defesa Civil.
Interior
Em Ribeirão Preto, a 313 km da capital paulista, são pedidas doações de galões para envasar a água do Aqüífero Guarani, que abastece a cidade. Apenas uma comerciante doou 50 garrafões.
Em Santos, a 72 km de São Paulo, três caminhões com donativos devem sair na tarde deste sábado em direção a Santa Catarina. Eles levam, no total, 70 toneladas de alimentos, água, materiais de higiene e limpeza, colchões e produtos de cama, mesa e banho.
As doações foram recolhidas em várias cidades do litoral paulista, durante toda a semana. Um quarto caminhão já está sendo preparado, com mais doações, e deve sair da cidade na quarta-feira (3). Todos os fundos de solidariedade da Baixada Santista também estão recebendo doações.
Show beneficente
Na capital, um show vai arrecadar mais doações para as vítimas. A apresentação será realizada neste domingo (30) no Anhembi, entre 20h e 22h. O evento "SOS Santa Catarina" vai reunir artistas como Ed Motta, Chico César, Quinteto em Preto e Branco e Lecy Brandão, entre outros.
Para entrar, cada pessoa deve levar uma garrafa de água mineral ou um cobertor. O portão 34, por onde o público vai entrar, será aberto às 18h. O estacionamento será gratuito.
- Aviões da FAB transportam Hospital de Campanha a Santa Catarina
- Em SC, produtos somem e preços disparam até 100%
- Sebrae e parceiros disponibilizarão R$ 300 mi a empresas catarinense
- Sobe para 109 o número de mortos devido às chuvas em Santa Catarina
- Desmatamento da Mata Atlântica pode ter contribuído para tragédia em SC
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião