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Trânsito

Transporte público eficiente é uma solução

Muitos motoristas alegam que estacionam em locais proibidos em função da falta de vagas. Um levantamento recente da Associação Comercial do Paraná mostra que faltam 11 mil vagas no centro da cidade. Os especialistas em trânsito são uninânimes: para resolver este problema é necessário investir no transporte público. O professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Fábio Duarte aponta três alternativas. A primeira é a construção de estacionamentos subterrâneos nas praças localizadas na região central, parecido com o que existe na Praça Rui Barbosa. "A vantagem é diminuir a demanda por vagas e oferecer condições de igualdade para que o comércio na rua possa competir com os shoppings, que têm estacionamento fácil."

Mas o pesquisador aponta que há também um lado negativo. "Até quando se irá tirar dinheiro de outras áreas para privilegiar os carros?", questiona. A segunda alternativa na visão de Duarte seria a construção de estacionamentos e bicicletários em locais afastados do centro e próximos aos terminais de ônibus. "Assim, o motorista pode deixar o carro e seguir a viagem de transporte coletivo. Com isso, cria-se um bolsão de retenção de veículos já nas regiões periféricas". Ele diz que as principais cidades do mundo usam esta alternativa.

Por fim, Duarte afirma que a carona é uma opção. "Passamos a chamar de carona inteligente e não mais de carona solidária, já que ambas as partes saem lucrando." A idéia é simples: dividir com o colega de trabalho ou vizinho o carro, a gasolina e o estacionamento. "Muitas pessoas moram próximas e vão para o mesmo local. Por que não dividir o trajeto e as contas?"

O professor de Direito de Trânsito do Centro Universitário Curitiba, Marcelo José Araújo, diz que o motorista não tem razão ao reclamar da proibição do estacionamento em algumas vias. "O trânsito é dinâmico. É função do poder público regulamentá-lo e estar atento às mudanças. Alguém tem que ceder, não há como agradar a todos."

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