O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e a Defesa Civil estadual confirmaram que três cidades foram atingidas por tornados, entre a noite de segunda-feira (7) e terça-feira (8). São elas: Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília.
Segundo o major Márcio Luiz Alves, da Defesa Civil, tornados distintos atingiram cada município. Ele disse ao G1 que os técnicos continuam avaliando estragos para verificar se houve o mesmo fenômeno em outras cidades. Nota divulgada pelo Epagri/Ciram informa que "o encontro do ar mais frio com o ar mais quente que predominava em Santa Catarina formou nuvens com grande desenvolvimento vertical, chamadas de supercélulas, responsáveis por fortes temporais com ventos de mais de 100km/h em vários municipios".
Em todo o estado, mais de 15 mil pessoas tiveram a casa destruídas pelas chuvas. Os dados indicam que 1.153 estão desabrigadas e foram levadas para abrigos públicos; 14.532 estão desalojadas (foram paracasa de parentes ou amigos) e 247 seguiram para outra cidade.
No total, 16 municípios decretaram situação de emergência. A Prefeitura de Guaraciaba decretou calamidade pública. Dados da Defesa Civil indicam que 9.100 pessoas na cidade foram atingidas pela chuva, 90% da população local, de 10 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).