O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e a Defesa Civil estadual confirmaram que três cidades foram atingidas por tornados, entre a noite de segunda-feira (7) e terça-feira (8). São elas: Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília.
Segundo o major Márcio Luiz Alves, da Defesa Civil, tornados distintos atingiram cada município. Ele disse ao G1 que os técnicos continuam avaliando estragos para verificar se houve o mesmo fenômeno em outras cidades. Nota divulgada pelo Epagri/Ciram informa que "o encontro do ar mais frio com o ar mais quente que predominava em Santa Catarina formou nuvens com grande desenvolvimento vertical, chamadas de supercélulas, responsáveis por fortes temporais com ventos de mais de 100km/h em vários municipios".
Em todo o estado, mais de 15 mil pessoas tiveram a casa destruídas pelas chuvas. Os dados indicam que 1.153 estão desabrigadas e foram levadas para abrigos públicos; 14.532 estão desalojadas (foram paracasa de parentes ou amigos) e 247 seguiram para outra cidade.
No total, 16 municípios decretaram situação de emergência. A Prefeitura de Guaraciaba decretou calamidade pública. Dados da Defesa Civil indicam que 9.100 pessoas na cidade foram atingidas pela chuva, 90% da população local, de 10 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora