Porto Alegre - As equipes de busca localizaram e identificaram ontem os corpos de 3 das 5 pessoas desaparecidas na queda da ponte sobre o Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Seca, região central do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na terça-feira. Um dos corpos identificados é o do vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boecke, 55 anos, que estava sobre a ponte no momento do acidente para analisar os estragos provocados pela enchente.
Produtor de arroz em Agudo e Restinga Seca, o vice-prefeito ingressou na política a pedido do prefeito, Ari Alves da Anunciação (PMDB), para disputar a eleição municipal anterior a chapa foi reeleita em 2008. "Pedi para ele me acompanhar", recordou ontem o prefeito sobre o convite ao colega, que também era filiado ao PMDB. Boecke era casado, tinha dois filhos e dois netos. O prefeito decretou luto oficial de três dias na cidade, de aproximadamente 18 mil habitantes. O corpo será velado na Câmara de Vereadores até a manhã de hoje.
Também foram localizados ontem os corpos de Renato Camargo, 42 anos, e Lori Ella Dumke, 56 anos. Permanecem desaparecidos Denizi Dumke, filha de Lori, e o namorado dela, Nelo dos Santos. O marido de Lori, Ildo Dumke, conseguiu se salvar. No momento do acidente, várias pessoas estavam sobre a ponte, a maior parte para observar a cheia do rio.
O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) decidiu construir uma ponte nova no lugar da que desabou sobre o Rio Jacuí, na RSC-287. O custo está estimado entre R$ 9 milhões e R$ 10 milhões. O órgão informou que estuda alternativas de tráfego pela rodovia, que por enquanto será desviado pela BR-153 (Cachoeira do Sul), BR-290 e BR-392 (São Sepé), entre Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Porcos
Em Porto Alegre, o asfalto lateral cedeu em um buraco na ponte sobre o Arroio do Salso, com sete metros de extensão, na zona sul da cidade, que foi interditada pela prefeitura. Na Praia do Lami, no extremo sul da capital, dezenas de suínos apareceram mortos ontem. Há suspeita de que tenham sido arrastados até o local pela cheia de rios que desaguam no Lago Guaíba, que banha a cidade.