A construção de uma trincheira cortando BR-476 e ligando as ruas Gustavo Rattman, no Bacacheri, e José Zgoda, no Bairro Alto, foi a alternativa encontrada para simplificar o trânsito na região. "É uma melhoria da qualidade de vida em termos de vida e de redução de distâncias", afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Cléver Almeida.
O novo caminho, anunciado nesta quarta-feira (12), terá 90 metros de comprimento e dez de largura, com uma pista em cada sentido e calçadas para pedestres. A região mais beneficiada com essa mudança deve ser a Rua Fagundes Varela, bastante usada pelos veículos para cruzar a rodovia. O problema é que o tempo de espera no semáforo torna o trânsito mais lento. A trincheira proporcionará o cruzamento direto da BR-476.
O projeto responde a uma reclamação antiga de moradores. Eugênio Geri, que mora na Rua Gustavo Hattman, conta que já observou nessa via congestionamentos de carros que se estendiam a duas quadras. Ele acredita que a obra deve melhorar esse aspecto.
O edital para licitação da obra, lançado nesta semana, termina em setembro. O presidente do IPPUC calcula que a trincheira começará a ser construída em novembro e deve ficar pronta até junho. Além da construção da trincheira, o investimento de aproximadamente R$ 12 milhões será destinado à implantação de uma nova rede de drenagem para melhoria da captação de chuva, pavimentação e sinalização.
Recuperação judicial no agronegócio dispara com custo maior, preço menor e clima
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Podcast: as respostas de Tarcísio em temas que podem desgastar sua imagem
Quais os efeitos da condenação de Ronaldo Caiado e de Sandro Mabel
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora