De acordo com o IAP, o monitoramento da água será feito a partir de coletas realizadas todos os domingos e segundas-feiras| Foto: Walter Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Aumentou de sete para 21 o número de pontos impróprios para banho no Litoral do Paraná, segundo boletim de balneabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgado na manhã desta sexta-feira (30). Este é o segundo boletim da Operação Verão 2011/2012.

CARREGANDO :)

Nas praias, segundo o IAP, o aumento de pontos impróprios se deve ao número maior de turistas nesta última semana do ano. Além disso, as chuvas intensas nos dias de coleta de amostras da água favoreceram o resultado do boletim.

Em Guaratuba, a maior parte da Praia Central é considerada imprópria, assim como toda a extensão dos balneários Riviera e Flamingo, em Matinhos.

Publicidade

Ao todo são monitorados 68 pontos – 49 deles do Litoral e outros 19 no interior do Estado. Os do interior, que incluem Costa Oeste, Norte e Norte Pioneiro, estão todos em condições apropriadas para o banho.

Monitoramento

De acordo com o IAP, o monitoramento da água será feito a partir de coletas realizadas todos os domingos e segundas-feiras, dias em que o movimento de pessoas nas praias influencia a qualidade da água. Além do lixo deixado na orla, a proximidade de rios e córregos também tem influência na qualidade da água do mar.

Este boletim apresenta diferenças dos locais analisados se comparado com o boletim anterior, divulgado no dia 22 deste mês, porque há três pontos monitorados a mais, entre eles um condiderado impróprio para banho.

Confira no mapa a situação de cada ponto analisado até o dia 5 de janeiro de 2012

Publicidade