O trânsito de Curitiba ganhou veículos diferentes. Pela primeira vez, os ônibus de dois andares, com piso superior ao ar livre e vista panorâmica, andaram pelas ruas da capital paranaense na manhã desta sexta-feira (14). A viagem inaugural saiu do Jardim Botânico e foi até a Boca Maldita, no Centro. Os ônibus double-decker, em inglês, serão o mais novo meio de transporte para turistas e curitibanos que queiram ver a cidade de outro ponto de vista.
Os ônibus double-decker, atrações em cidades européias como Londres, Paris, Madrid e Barcelona, passarão por 25 pontos turísticos de Curitiba. Os cinco modelos de ônibus utilizados anteriormente, as jardineiras, ficarão em uma reserva técnica. Elas serão utilizadas como reforço no período de férias escolares, quando o movimento de passageiros aumenta, e também como substitutas dos double-decker em manutenção.
Double-decker
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os ônibus de dois andares têm o dobro da capacidade dos antigos. O número de bancos aumentou de 32 para 66 e a capacidade total subiu de 76 para 92 pessoas. Há 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. O novo modelo tem carroceria com quatro metros de altura, 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha - como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito - foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros.
Como o piso do deque do ônibus está a 2,6 metros do chão, haverá segurança total para passageiros com até 2,4 metros de altura. A proteção é feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.
O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.
Linha Turismo
A Linha Turismo tem um trajeto de 44 quilômetros, percorridos em aproximadamente duas horas e meia. Os ônibus saem de meia em meia hora da Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, das 9h às 17h30, de terça a domingo. No período de férias escolares e feriados, também funciona nas segundas-feiras.
O custo da tarifa é de R$ 16 e o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes. Eles dão direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer um dos 25 pontos turísticos por onde a linha passa.
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Ao anunciar mudanças na Meta, Zuckerberg cita censura de “tribunais secretos” em indireta ao STF
Secretário de Lula diz que decisão de Zuckerberg é “convite para ativismo da extrema-direita”
Lula comunica demissão de Pimenta e Sidônio assume comunicação do governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora