O Norte do Paraná registrou neste domingo níveis preocupantes de umidade relativa mínima do ar. De acordo com o Simepar, às 13h, a região apresentava índices como 15,7%, 16,4% e até 13,6%, registrada em Maringá. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que índices inferiores a 30% exigem atenção, enquanto abaixo de 20% configuram situações de alerta. “Esse foi o índice mais baixo do dia e agora a tendência é de elevação da umidade à noite, mas, de fato, estamos com várias localidades no estado com a umidade abaixo de 20%”, diz o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa. A capital segue com a umidade dentro da normalidade, com 57% .
A região Norte também foi a que registrou as mais altas temperaturas no domingo. Os termômetros chegaram a 39ºC nas proximidades de Maringá. Mesmo no fim da tarde, às 17h15, o município de Paranavaí registrava 35,4ºC. A temperatura em Curitiba, no mesmo horário, era de 22,7º
Recomendações
Veja dicas para evitar problemas causados pelo tempo seco:
- Tomar bastante água. Hidratar o corpo é a melhor forma de evitar ressecamento da pele ou outros distúrbios fisiológicos.
- Evitar a prática de atividades físicas quando o sol está a pino. Caso contrário, a desidratação será ainda maior.
- Evitar permanência em ambientes secos e não usar com frequência aparelhos de ar-condicionado.
- Para o nariz ressecado, hidratante nasal (soro fisiológico) é uma boa opção. Nada de descongestionante nasal . “Os descongestionantes fecham as veias e ressecam ainda mais a mucosa do nariz”, alerta o médico pneumologista João Adriano de Barros, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
- Após o banho, o uso de hidratantes corporais diminui a sensação de ressecamento da pele.
- O uso de umidificadores de ar é recomendável, desde que em um determinado período.
- E a bacia com água? “Alguns estudos apontam que o efeito disso é praticamente zero”, comenta o pneumologista do HC. “Mas, em tempos assim, é melhor do que nada”, diz.