A Urbanização de Curitiba S/A Urbs usou, na terça-feira (3), à noite, os painéis eletrônicos das estações-tubo da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e Região Metropolitana para defender o aumento no preço da passagem de ônibus.
Nesses dispositivos, geralmente, constam informações como o nome da linha, próximos horários e outros serviços. Mas, ao menos até esta quarta (4), os usuários puderam ler frases como "o aumento da tarifa é um esforço da prefeitura de Curitiba para manter a integração metropolitana" e "o reajuste é menor que a inflação. No mesmo período, salários dos motoristas e cobradores subiram em média 20%."
Para Doacir Quadros, professor de ciência política do Grupo Uninter, fica claro que as frases se tratam da defesa de uma tomada de decisão da prefeitura. "Deixando de lado o aspecto jurídico, eu posso afirmar que se for observar esse conflito entre prefeitura e governo já perdura há alguns anos [desde o início da gestão de Gustavo Fruet], não apenas na questão do transporte. Nesse caso específico, a Urbs está trazendo para o usuário o ponto de vista da Prefeitura de Curitiba, que está contrapondo o posicionamento do Governo do Estado."
Fabrício Tomio, professor de ciência pública da UFPR, também defende que a frase se trata da defesa de uma postura política e é diferente do caráter de serviço que os painéis costumam ter. "Não é uma informação ao usuário do transporte [do tipo próxima partida ou algum problema], nem uma informação genérica de utilidade pública. É, certamente, um argumento, da companhia e do município sobre uma decisão que tomou." O professor explica que não necessariamente manter a integração depende apenas do reajuste da passagem, já que essa não é a única alternativa que poderia ser dada ao problema.
A Urbs, via assessoria de imprensa, confirmou que a frase citada, assim como outras do gênero, foram publicadas nos painéis eletrônicos. A empresa defendeu que o espaço é usado exclusivamente para passar informações aos usuários e que em nenhum caso houve a defesa de posicionamento político. A Urbs argumenta que não citado o nome de nenhuma pessoa ou órgão e que as frases foram colocadas nos painéis para que os usuários saibam que se está tentando que não haja mudança na rotina do transporte coletivo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora