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Na avaliação da Urbs, existe inversão da lógica de quase dois para um nos investimentos. Ou seja, a cada R$ 1 destinado ao sistema viário, R$ 2 seriam aplicados no transporte público. Nos últimos cinco anos, a cidade investiu R$ 631,5 milhões nos ônibus, sendo R$ 336 milhões referentes à renovação da frota, contra R$ 382 milhões em pavimentações. "Todos os veículos foram renovados, dentro das normas de acessibilidade", relata Marcos Isfer, presidente da Urbs.

De acordo com a Urbs, as vias por onde trafegam ônibus têm preferência na renovação. Por incrementar a velocidade do sistema de transporte público, os binários e alargamento das vias entram nas melhorias do transporte público, na avaliação da Urbs. "O sistema viário é complemento do transporte coletivo. Por isso, todos os investimentos nas ruas são pautados pensando no transporte coletivo", explica Isfer.

Perda de passageiros

Mesmo com os problemas no transporte público, Isfer argumenta que Curitiba segue como referência mundial em razão dos investimentos, como na Linha Verde e no "ligeirão". "Desde 1974, a prioridade é o transporte coletivo, que deve ser adequado à sociedade como um todo", diz. Apesar dos incrementos, a Urbs perde passageiros ao longo dos anos. Como fazer para recuperá-los? "Melhorando a qualidade. Por isso estamos dando mais velocidade ao sistema", diz.

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