Após perder o posto de melhor universidade da América Latina em 2014, a USP (Universidade de São Paulo) voltou a liderar o ranking das melhores instituições da região, segundo a avaliação deste ano da consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds).
A listagem foi publicada nesta segunda-feira (8). O segundo lugar ficou com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que subiu uma posição em relação ao último ranking.
Já a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que estava na liderança, caiu para a terceira colocação.
O Brasil tem cinco instituições entre as dez melhores, número que se manteve em relação ao ano passado, e possui o maior número de universidades entre as 50 melhores avaliadas, com 17 escolas.
O ranking é divulgado desde 2011 pela QS, organização de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior, classificando as 300 melhores universidades da América Latina.
Os indicadores utilizados para a avaliação são reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, publicações por faculdade, quantidade de professores com doutorado e impacto na internet.
Desde o início da publicação da lista, a USP só não esteve na primeira colocação em 2014. Em nota, o reitor da USP Marco Antonio Zago afirmou que as oscilações anuais são comuns e que a USP é o mais importante instituto de pesquisa do Brasil.