São Paulo - A vacina contra a gripe suína no Brasil só será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, a partir de 2010, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães. A previsão anterior era disponibilizar o produto neste ano para grupos de risco, como funcionários de aeroportos e profissionais de saúde.
Guimarães nega que o adiamento se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus H1N1 ao Butantan. A vacina, segundo Guimarães, combaterá uma "eventual segunda onda" da pandemia no Brasil, prevista para o inverno de 2010. "A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave."
O governo argentino quer iniciar discussões com o Brasil para desenvolver o medicamento, anunciou o ministro da Ciência e Tecnologia do país, Lino Barañao. "Iniciaremos conversas com o Brasil em busca de uma parceria para visar a um mercado mais amplo, mas seja como for vamos encarar a produção local de uma vacina contra o vírus", disse ele ao jornal argentino Página 12.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora