O desconto de 7% oferecido pela prefeitura de Curitiba para o pagamento à vista do IPTU 2006 é uma boa opção para quem tem caixa disponível e não costuma ser disciplinado com dinheiro. "Para o contribuinte que não vai aplicar o valor no banco ou em gastos importantes, é melhor pagar já. Para os outros é indiferente", avalia o professor de Economia Monetária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Guilherme Silva Vieira. Aplicar o dinheiro na poupança e pagar o imposto em prestações, por exemplo, segundo Vieira traria um rendimento semelhante ao desconto oferecido pela prefeitura.
O economista José Pio Martins, vice-reitor do Unicenp, divide os contribuintes em três grupos: quem não tem dívidas e tem o dinheiro disponível para pagar IPTU; quem não tem dívidas, mas também não tem o dinheiro disponível; e aqueles que têm dívida e não têm condições de pagar à vista. "Com o desconto oferecido, o único que pode optar pelo pagamento em cota única é o primeiro grupo e ainda assim é indiferente a escolha que ele fizer", orienta.
Serviço: Em Curitiba, o pagamento do IPTU com desconto vai até o dia 10 de fevereiro. O imposto pode ser pago em 10 parcelas, com o primeiro vencimento para 11 de fevereiro. Quem não receber o carnê até o dia 20 de janeiro deve entrar em contato com a prefeitura por meio do 156. Informações: www.curitiba.pr.gov.br.