Três escolas de Itapejara d'Oeste, município localizado na região Sudoeste do Paraná, foram alvo de vandalismo neste fim de semana. Pelo menos duas pessoas invadiram as instituições de ensino e provocaram estragos nas salas de aula, refeitório e pátio. A Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont, a mais danificada, suspendeu as aulas nesta segunda-feira (8).
Os vândalos teriam agido na madrugada de sábado (6) para domingo (7). Eles quebraram vidros das janelas, destruíram os ventiladores e danificaram parte da instalação elétrica. Os vândalos chegaram a colocar fogo nas cortinas de algumas salas de aula e esvaziaram os extintores de incêndio.
"Estava tudo muito sujo e danificado. Não havia condições para nossos alunos, professores e funcionários manterem suas atividades hoje", explicou Noemi Bevilaqua, diretora auxiliar do colégio. As aulas devem ser retomadas normalmente na terça-feira (9). O colégio atende aproximadamente 680 alunos de 10 a 14 anos. Na Escola Municipal Nereu Ramos os vândalos invadiram o pátio, mas não conseguiram entrar nas salas de aula, informou a Secretaria Municipal de Educação. No entanto, o refeitório do colégio fica na parte externa. Alimentos que estavam guardados e que seriam usados na merenda escolar foram espalhados pelo pátio. Não foi preciso suspender as aulas na instituição.
Já na Escola Estadual Castelo Branco, os vândalos não tiveram tempo de provocar grandes danos. O colégio conta com sistema de câmeras de vigilância e alarme. Os vândalos fugiram quando o alarme disparou. As imagens das câmeras devem ajudar a polícia na identificação dos autores.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora