O diretor de planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ricardo Bindo, explica que além do zoneamento, o padrão de urbanização das ruas varia conforme a densidade populacional. "A estrutura de crescimento da cidade se desenvolve sobre um tripé formado pelo uso do solo, sistema viário e de transportes, sob a influência ainda das questões ambientais, sociais e econômicas."
"Na medida em que vamos nos afastando do Centro, vai diminuindo a densidade demográfica e a característica das vias", descreve. Segundo Bindo, algumas ruas contidas em um mesmo zoneamento, como a Avenida Kennedy, acabam sendo mais uniformes. Outras, como a Brigadeiro Franco e suas paralelas, são perpendiculares ao eixo de transporte e cortam transversalmente várias zonas e áreas de dinâmica diferente. "Elas saem de uma região de alta ou média densidade e terminam numa de baixa densidade, mudando a característica", diz.
Bindo porém não vê essa heterogeneidade como problema. "Essas ruas acabam absorvendo as características da região por onde passam, o que as leva a atender a dinâmica do bairro."
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