Os 25 mil litros de óleo diesel e 5 mil litros de gasolina que vazaram após um acidente envolvendo um caminhão-tanque no município de Candói, região Central do estado, foi controlado nesta quinta-feira. O acidente ocorreu na tarde de terça-feira na BR-277 e uma parte da carga atingiu o rio Pai João.
Segundo o chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Guarapuava, Jairo Macedo, o derramamento do combustível foi contido, mesmo com a forte chuva que caiu na região. "As medidas de contenção poderiam ter sido mais rápidas se as empresas responsáveis pela carga tivessem agido de forma mais séria", afirma. Macedo explicou que não é possível fazer um diagnóstico dos danos ambientais no momento, mas está otimista com a rápida recuperação do rio Pai João, que recebeu cerca de 18 mil litros de combustíveis. "O local onde os combustíveis ficaram depositados é um fundo de vale, e assim o solo da encosta da pista foi comprometido. A retirada da parte atingida já está sendo feita", assegura Macedo.
Os fazendeiros da região já foram avisados para evitarem contato com a água do rio. A alternativa para quem vive na região é usar a água dos arroios que alimentam o rio Pai João.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora