Um vendaval atingiu a região oeste de Santa Catarina na madrugada deste sábado (14) e 11 municípios foram atingidos. Além dos destelhamentos de casas, houve queda de árvores em dois pontos da Rodovia BR-282, mas o tráfego foi liberado. Segundo a Defesa Civil, o vento chegou a 60 quilômetros por hora. O vendaval atingiu os municípios de Entre Rios, São Domingos, Ipuaçu, Xanxerê, Bom Jesus, Ponte Serrada, Ouro Verde e Faxinal dos Guedes.
Em Santa Catarina, 400 mil pessoas foram afetadas pela chuva forte que caiu nesta semana. Cerca de 50 mil pessoas ficaram desalojadas e 6 mil, desabrigadas. Duas mortes foram registradas, uma em Guaramirim e outra em Mafra.
A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem o contato com as águas e não dirijam em lugares alagados. Também deve-se evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças que vivem próximo a rios e ribeirões.
Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas as residências, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer alteração deve ser comunicada à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do estado tem atendimento 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.