Veja as dicas para a preservação da ilha:
- Animais domésticos dos turistas não podem entrar na ilha. Já as pessoas que moram no local podem ter animais, mas para isso é preciso ter autorização do IAP;
- Não deixe lixo espalhado pela ilha. Recolha restos de comida, latas, canudos, entre outros materiais;
- Tenha cuidado com o cigarro. As bitucas podem causar incêndios;
- Não retire plantas e animais da ilha;
- Caminhe apenas nas trilhas;
- Orientações sobre o turismo na ilha serão dadas por funcionários da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), na chegada e também nos barcos que fazem a travessia até o local.
Fonte: IAP
O turista que pretende visitar a Ilha do Mel deve aproveitar os dias que antecedem o Reveillon. Isso porque na passagem de ano a ilha deverá estar lotada, ou seja, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro receberá cinco mil visitantes, segundo a previsão do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Outra data em que o número máximo de visitantes deve ser atingido é o Carnaval. Com exceção dessas datas, o turista deve conseguir visitar o local com facilidade, pois a média de visitantes na temporada tem sido de duas mil pessoas por dia, de acordo com o IAP.
Para que o visitante não perca a viagem, deve ligar para o telefone do terminal de embarque da Ilha do Mel, que fica em Pontal do Sul (41 3455-1144), e verificar se existem vagas. Também foram colocadas placas informativas na estrada que liga Paranaguá a Pontal do Paraná; e na que liga Matinhos a Pontal do Paraná.
No início de 2010 o site da Ilha do Mel entrará no ar e o turista também poderá ter informações sobre o controle de vagas.
Já as pessoas que pretendem ficar vários dias na ilha, precisam reservar vagas nas pousadas do local e os estabelecimentos devem repassar as informações sobre a quantidade de pessoas e dias que pretendem permanecer no local. "Caso seja atingida a lotação, o turista terá que esperar outro sair da ilha. Normalmente, o horário mais movimentado é pela manhã", explicou o coordenador da Ilha do Mel, Paulo Sérgio Nogueira.
Preservação da Ilha do Mel
Outra questão que o turista deve ficar atento diz respeito à preservação do local. Entre as dicas básicas estão não deixar lixo na ilha e caminhar apenas nas trilhas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião