O movimento nas estradas que partem de Curitiba rumo aos litorais do Paraná e de Santa Catarina segue intenso por volta das 17 hora deste sábado (11). Na BR-277, que dá acesso às praias do estado, o fluxo era de aproximadamente 1.015 veículos por hora, de acordo com a concessionária Ecovia. O número corresponde ao dobro do normal.
Já no trecho de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na BR-376, a média era de 1.200 veículos, o que é considerado comum neste período do ano, informou o posto da Polícia Rodoviária Federal da região. Em nenhuma das duas rodovias foram constatados filas ou pontos de lentidão, conforme as concessionárias que administram cada trecho. Entretanto, na BR-101, em Santa Catarina, a Autopista Litoral Sul informou que havia fila de dez quilômetros na região do Morro dos Cavalos, em Laguna, no sentido a Florianópolis.
Movimento pela manhã
Por volta das 11h30 deste sábado, os motoristas enfrentavam retenção em alguns pontos da BR-277 no trecho entre Curitiba e as praias paranaenses. Segundo concessionária Ecovia, a lentidão também era motivada pelo excesso de veículos. Apesar do calor, o tempo está encoberto para quem segue sentido Paranaguá.
Já quem pretende seguir sentido praias de Santa Catarina enfrenta lentidão em dois pontos do trecho na BR-376 a partir de Curitiba. De acordo com a Autopista Litoral Sul, por volta do meio-dia deste sábado, os motoristas enfrentavam mais de cinco quilômetros de congestionamento -- do Km 0,7 ao 6,2, no sentido Palhoça (SC)-- devido ao tráfego intenso.
Já do quilômetro 206,3 ao 207,3 - já na BR-101 - na região de São José/SC, o trânsito estava lento em consequência de um acidente envolvendo um caminhão. Naquele trecho, os veículos estão autorizados a transitar apenas pela faixa 1 -- à esquerda. Segundo a empresa, suas equipes já estão no local trabalhando no atendimento à ocorrência, remoção do veículo e liberação total da via.
A alta movimentação pode ser explicada pelo calor previsto para o dia. Apesar do tempo ainda estar encoberto na região de serra, o Simepar temperatura média superior a 30 °C no litoral pelo menos até as 18h. Não estão descartadas, porém, as típicas pancadas de chuva de verão no final da tarde.