Dois pontos do litoral paranaense estão impróprios para banho esta semana, de acordo com o quarto boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A situação é um pouco pior do que a da semana anterior, quando apenas um dos 42 pontos analisados das praias do estado não era recomendável aos banhistas.
Um dos locais não indicados para banho até o próximo dia 16 é o ponto em frente ao módulo policial da Praia Encantada, na Ilha do Mel. O local havia sido reprovado na análise da semana retrasada, mas tinha se recuperado na última semana. O outro ponto reprovado fica nas proximidades da Rua Frederico Nascimento, em Caieiras, Guaratuba. Nas duas avaliações anteriores, o ponto também era considerado impróprio para banhistas.
O resultado das análises desta semana só não é pior que o do segundo relatório, quando três pontos de praias, mais a Ponta da Pipa, foram reprovados. Segundo o IAP, e maneira geral, a situação do litoral do estado é boa.
As coletas de amostras são feitas pelo IAP às segundas e terças-feiras. A análise leva em consideração as concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli), dentro de padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo o IAP, a metodologia é a mesma de anos anteriores, portanto, a melhoria do desempenho das praias nos boletins deste Verão 2013/2014 aponta para uma melhoria no saneamento básico da região.
Rios e baía
Além das praias, o IAP testa cinco pontos de rios nas regiões de Morretes e Antonina. Reprovada em todos as análises desta temporada, a Ponta da Pita, na Baía de Antonina, permanece imprópria para banho neste quarto boletim.
Para turistas
A sinalização de locais onde não se deve entrar na água é feita por meio de bandeiras vermelhas. Elas indicam que a água está imprópria nos 100 metros à esquerda e à direita. Locais com bandeiras azuis podem ser utilizados por banhistas. A qualidade das águas do litoral também pode ser acompanhada por 10 totens eletrônicos instalados ao longo da orla ou pelo site www.iap.pr.gov.br.