Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Qualidade da água

Com dois pontos impróprios, balneabilidade piora nas praias do Paraná

Dois pontos do litoral paranaense estão impróprios para banho esta semana, de acordo com o quarto boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A situação é um pouco pior do que a da semana anterior, quando apenas um dos 42 pontos analisados das praias do estado não era recomendável aos banhistas.

Um dos locais não indicados para banho até o próximo dia 16 é o ponto em frente ao módulo policial da Praia Encantada, na Ilha do Mel. O local havia sido reprovado na análise da semana retrasada, mas tinha se recuperado na última semana. O outro ponto reprovado fica nas proximidades da Rua Frederico Nascimento, em Caieiras, Guaratuba. Nas duas avaliações anteriores, o ponto também era considerado impróprio para banhistas.

O resultado das análises desta semana só não é pior que o do segundo relatório, quando três pontos de praias, mais a Ponta da Pipa, foram reprovados. Segundo o IAP, e maneira geral, a situação do litoral do estado é boa.

As coletas de amostras são feitas pelo IAP às segundas e terças-feiras. A análise leva em consideração as concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli), dentro de padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo o IAP, a metodologia é a mesma de anos anteriores, portanto, a melhoria do desempenho das praias nos boletins deste Verão 2013/2014 aponta para uma melhoria no saneamento básico da região.

Rios e baía

Além das praias, o IAP testa cinco pontos de rios nas regiões de Morretes e Antonina. Reprovada em todos as análises desta temporada, a Ponta da Pita, na Baía de Antonina, permanece imprópria para banho neste quarto boletim.

Para turistas

A sinalização de locais onde não se deve entrar na água é feita por meio de bandeiras vermelhas. Elas indicam que a água está imprópria nos 100 metros à esquerda e à direita. Locais com bandeiras azuis podem ser utilizados por banhistas. A qualidade das águas do litoral também pode ser acompanhada por 10 totens eletrônicos instalados ao longo da orla ou pelo site www.iap.pr.gov.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.