Pontal do Paraná continua sendo a cidade do Litoral com mais casos de desrespeito à área de preservação de restingas. Em dezembro de 2008, em apenas um dia, a Força Verde orientou 80 motoristas a retirarem os carros estacionados em área de preservação de restinga nos Balneário de Pontal do Sul.
Segundo o capitão Luiz Hávila Júnior, chefe do Setor de Planejamento e Operações da Força Verde, as pessoas alegavam desconhecimento da legislação ambiental. Como não havia sinalização indicando ser proibido estacionar no local, ninguém foi autuado. Na época, a prefeitura disse que não havia verba disponível para a instalação da sinalização.
Um ano depois, a prefeitura foi notificada novamente pela Força Verde e não cumpriu a determinação de instalar sinalização. A Força Verde e o IAP irão reforçar a notificação hoje, em reunião com a chefia do gabinete do prefeito Rudsney Gimenes (PMDB), pois os materiais para a delimitação da área já foram entregues pelo governo do estado.
O diretor-geral da Secretaria de Recursos Naturais de Pontal do Paraná, Wolnei Moroz, diz que a prefeitura não recebeu os materiais a tempo. "Recebemos os primeiros postes no dia 24 de dezembro e não tínhamos como executar o trabalho sem planejamento", diz. O diretor pretende se reunir com as associações de surfistas e com a Secretaria Municipal de Obras assim que as atividades do município sejam retomem no dia 4 de janeiro.
A coordenadora do IAP na Operação Viva o Verão, Adriana Ferreira, quer um prazo mais curto para que a prefeitura delimite as áreas. "Muitos carros são notificados em Pontal, mas não há sinalização indicando a área de preservação. Isso não pode continuar. Até sexta-feira a prefeitura vai ter de fechar as áreas", diz.