Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Limpeza das praias do Paraná é reforçada

Revolvimento da areia da praia é feito durante o período da noite | Gisele Barão/Gazeta do Povo
Revolvimento da areia da praia é feito durante o período da noite (Foto: Gisele Barão/Gazeta do Povo)

A limpeza das praias paranaenses foi reforçada nesta semana. Desde de domingo (6), seis máquinas saneadoras devem fazer o revolvimento da areia em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, durante a noite, para eliminação de resíduos.

A ação, ocorre diariamente, e também envolve varrição das ruas, coleta e a retirada do lixo depositado nas lixeiras, distribuídas na areia a cada 30 metros. Cada lixeira tem dois sacos plásticos: o preto para lixo orgânico e azul para lixo reciclável.

Outra parte da estrutura é a atuação de sete equipes com dumpers, tratores-caçambas que circulam durante o dia na areia fazendo a manutenção do serviço de varrição. São três em Pontal do Paraná, dois em Matinhos e dois em Guaratuba.

O investimento foi anunciado oficialmente na terça-feira (8) pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Iurk. O serviço de saneamento da areia das praias foi iniciado na temporada do ano passado. Segundo Everton de Souza, diretor técnico do Instituto das Águas do Paraná, autarquia responsável pela gestão do projeto, o material reciclável é encaminhado a associações de catadores. "Cada prefeito indica para onde devemos levar, cooperativas que durante o ano fazem esse trabalho. Cada cidade tem uma", explica.

Segundo a Secretaria, aumento o número de lixeiras distribuídas em relação a temporada passada – de 600 a 1,5 mil, e de veículos utilizados em serviços de limpeza – de 368 para 444. Além disso, 477 trabalhadores estão envolvidos, 40 % a mais do que na temporada anterior.

O casal Sônia e Ferando Vaz tem um apartamento em Matinhos há mais de 30 anos e acredita que houve melhorias na situação do lixo. "Eu acho que as pessoas estão mais conscientes e não deixam mais sujeira na areia. Mas sempre tem quem deixe", diz Sônia. Segundo eles, o problema não está apenas no lixo deixado por banhistas. "Durante a noite aparecem muitos cachorros na areia também", conta ele.

O município de Guaratuba produz uma média de 30 toneladas de lixo por dia, segundo o Instituto. Durante o pico da temporada, o número pode chegar a 250 toneladas. Em Pontal do Paraná, são coletados em média 15 a 20 toneladas de lixo diariamente. Já Matinhos tem número semelhante a Guaratuba: uma média de 30 toneladas. Mas também há variações durante a temporada, como explica Souza."Todos os municípios do litoral aumentam cerca de dez vezes mais a quantidade média", diz.

Orientação

Veranistas também são orientados por monitores do governo estadual que distribuem saquinhos de lixo na orla. Aproximadamente 3 mil pessoas são abordadas diariamente na travessia do ferryboat e no terminal de embarque para a Ilha do Mel, em Pontal do Paraná.

Os monitores orientam que o lixo seja colocado para fora das residências entre as 18h e 8h. O lixo reciclável é recolhido pela manhã, a partir das 9h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.