Sol deve reaparecer nas prais apenas no sábado. Previsão é de tempo chuvoso para quinta e sexta-feira| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

A chuva que caiu no início da tarde desta quarta-feira (13) nas praias deve continuar nesta quinta (14), de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. A frente fria que está passando pelo Paraná deve permanecer sobre o estado pelo menos até sexta-feira (15). "Na quinta, com a frente se movendo para o norte, a previsão é de chuva contínua, mas moderada. Na sexta, cai apenas uma garoa, que cessa no fim da tarde. No sábado, por fim, pode sair o sol", explica o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer Zaicovski.

CARREGANDO :)

Nesta quinta, com a chuva, a temperatura diminui, e não deve ultrapassar os 27ºC. "A chuva tende a diminuir a temperatura, por isso, até sexta, a sensação térmica diminui, e não fica tão quente como nos últimos dias". A dinâmica pôde ser observada nesta quarta: De acordo com Brauer, às 16h30, a temperatura era de 26,5ºC. Uma hora depois, às 17h30, quando começou a chuva, os termômetros já marcavam 2ºC a menos, na casa dos 24,5ºC.

Mais chuvas, mais riscos

Publicidade

Embora a chuva diminua a sensação de calor e deixe o tempo mais agradável, é preciso estar alerta para o risco de alagamentos, como o que atingiu as praias na última sexta-feira (8). Segundo o meteorologista, em uma hora, das 17h30 às 18h30, já havia chovido 36 mm³ (36 litros por metro quadrado). "Se chover essa média até o fim do dia, serão mais de 210 mm³ em um único dia, o que certamente contribui para os alagamentos". A previsão inicial de chuva para todo o mês de janeiro era de 300 mm³.

Com as chuvas intensas, também é preciso estar atento para os perigos do mar. Com o tempo instável, as águas ficam mais revoltas, e o banho de mar se torna desaconselhável. Além disso, a chuva tende a tornar a água mais suja, portanto, o conselho é para que se evitem os banhos até 24 horas após ter chovido.