Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Ouvidos também precisam de cuidados no verão

A otite externa é o problema mais comum dos ouvidos no verão | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
A otite externa é o problema mais comum dos ouvidos no verão (Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo)

Para não ter problemas com os ouvidos no verão é preciso ter atenção ao nadar no mar e em piscinas. A doença mais comum nessa época do ano é a otite externa, que se trata de uma infecção na pele do canal do ouvido externo. A otite acontece quando a água com bactérias fica acumulada no ouvido e penetra na pele da cavidade auricular, explica o médico otorrinolaringologista José Fernando Polanski, do Hospital das Nações.

O médico destaca que a pessoa nunca deve "cutucar" o ouvido, pois isso provoca feridas e aumenta a probabilidade de haver infecção. "Também é preciso ter cuidados ao utilizar hastes flexíveis na higienização dos ouvidos. O melhor é limpá-los com o dedo e não tentar higienizar até o fundo, diz o Polanski.

Além disso, quem já teve problemas nos ouvidos ou tem pré-disposição para isso deve ter maiores cuidados ao nadar. Deve utilizar tampão de silicone ou algodão com óleo de amêndoa. "Isso irá fechar o canal e evitar que entre água no ouvido", afirma. Segundo Polanski, O ideal é que o tampão seja feito sob medido para a pessoa, para que tenha o formato do ouvido e com isso a vedação será mais eficiente.

Os principais sintomas da otite externa são dor no ouvido, sensação de entupimento (plenitude), além de que escorre secreção da cavidade auricular (otorreia). "Assim que sentir algum sintoma a pessoa deve procurar um médico, para evitar que a situação se agrave", explica o médico.

Não se deve tentar resolver o problema de forma caseira. Se não for dado o tratamento correto para a infecção do ouvido, a doença pode evoluir e nesse caso o canal do ouvido irá inchar. Nesse caso a pessoa terá dificuldades auditivas. O tratamento é feito com antibióticos e não se pode molhar o ouvido infeccionado.

Outro cuidado que se deve ter é balançar levemente a cabeça ao sair do mar ou da piscina para retirar a água. Também é muito importante secar bem os ouvidos com uma toalha, mas é preciso cuidar para não inserir no fundo da cavidade auricular.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.