A temporada de verão no Paraná começa em 23 de dezembro, com o lançamento da Operação Verão 2015/2016, mas os moradores e veranistas que frequentam a Ilha do Mel, no Litoral, já temem enfrentar problemas de segurança. O receio começou com uma onda de arrombamentos a casas e furtos a turistas.
“No mês passado, várias casas foram arrombadas. Estamos com medo porque a temporada vai chegar e o turista vem pra cá descansar e não quer se incomodar”, afirma o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) da ilha, Davi Chagas.
Na semana passada, moradores e turistas relataram que houve um arrombamento a uma residência. “Uma casa foi arrombada na terça-feira (8), no fim da tarde, mas não chegaram a levar nada. Uma semana antes, várias pessoas foram furtadas, levaram celulares”, conta uma veranista que possui casa na ilha, vizinha da casa arrombada.
Os moradores confirmam que casos de violência não são comuns na região, mas há necessidade de aumentar o efetivo policial. “Na temporada chove policial aqui, mas depois somem todos”, relata Roberto Santana Gonçalves, morador da ilha. “O contingente policial está aquém das necessidades da ilha. Normalmente a gente não tem grandes problemas de roubo, de violência, mas sente necessidade da presença policial na questão das drogas, principalmente no período da noite”, argumenta João Lino de Oliveira, dono de pousada.
“Felizmente, o último caso de roubo, grave, foi há dois anos”, afirma o tenente Zenildo Caetano das Neves, do 9º Batalhão de Policia Militar, responsável pela segurança na Ilha do Mel. Policiais e moradores afirmam que a maioria dos casos de violência registrados tem relação com o uso de drogas, por isso, a PM tem se dedicado à patrulha preventiva, para reprimir o problema.
Segundo a Polícia Militar, são três policiais por turno para cuidar da região. Além disso, há a presença da Guarda Civil Municipal de Paranaguá (GCM) , que atua com 29 guardas, em escalas, durante as 24 horas. Para a temporada, tanto a PM como a GCM recebem reforços.
A Ilha do Mel conta com dois postos de polícia: um em Encantadas, que pertence ao 9º Batalhão de Policia Militar, e outro em Brasília, sob responsabilidade da Polícia Ambiental. “Durante a Operação Verão, o efetivo é ampliado. O trabalho é voltado para a prevenção, especialmente na chegada, nos trapiches”, explica o tenente.
Operação Verão
Os moradores ficaram ainda mais receosos após um boato de que não haveria Operação Verão nesta temporada, mas o governo do Paraná garantiu que as ações começam no próximo dia 23.