Os prefeitos dos 399 municípios do Paraná passaram o ano todo reclamando da insuficiência dos repasses federais chegaram ao desespero em setembro, quando o envio de dinheiro caiu quase 30% mas estão aliviados nos últimos dias de 2005. O aumento de 14% nas verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) garantiu um cenário muito diferente daquele observado nos últimos anos: folha de pagamento e 13.º salário dos servidores em dia e nenhuma conta atrasada.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, essa aparente tranqüilidade esconde uma situação que não pode ser ignorada. A cada ano as prefeituras têm despesas maiores, com a inclusão de novas atribuições que recaem sobre os governos municipais, e a receita não aumenta na mesma medida. "Esse aumento localizado no repasse foi um alívio, mas é paliativo e não resolve a situação", afirma. Além disso, o dirigente reforça que os gastos aumentaram acima do crescimento da fatia no FPM.
Sorvos acredita que a situação só se estabilizará quando forem aprovadas leis que garantam mais recursos para os municípios, como a participação no bolo tributários das contribuições como a CPMF. Para ele, o mérito é dos gestores, que economizaram. As contas estão em dia, mas não sobra dinheiro para pôr em prática nenhum projeto de governo. "É só folha de pagamento, saúde e educação", declara.
Nos últimos dias do ano, os prefeitos ainda receberam outra boa notícia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que transfere para os municípios toda a receita do Imposto Territorial Rural (ITR). Antes, metade ficava com a União. Só no Paraná serão R$ 10 milhões a mais para as prefeituras. Os municípios comemoraram a conquista porque o valor era pequeno e não motivava a fiscalização por parte do governo federal. Por outro lado, os agropecuaristas cobravam serviços das prefeituras, como melhorias nas estradas rurais. (KB)
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora