Pode ser um pequeno, com um peixinho beta, ou ocupar um bom espaço na sala. Independentemente do tamanho, um aquário em casa exige paciência e dedicação. Se você pensa que é uma coisa estática, do tipo "montou, ficou", está enganado. Mais que um objeto de decoração ou um passatempo, o aquário é um pequeno ecossistema.
"Aquário é coisa de quem gosta de ficar em casa, e sente prazer em ter essa troca", diz Mário Farias Junior, proprietário da loja Aquabetta, especializada em aquarismo. Engenheiro civil por formação e aquarista por opção, há 18 anos, Farias mantém a loja e o hobby.
Ele compara o aquário a uma casa: assim como dedicamos tempo para cuidar e arrumar o lar, é preciso ter os mesmos cuidados com o aquário, inclusive com a limpeza. "O aquário tem o lado de se envolver e aprender, aí se torna um hobby e até decoração", comenta. Quem não tem paciência para esse tipo de cuidado deve buscar outro passatempo.
Já para quem gosta de atividades que exigem concentração e, por isso, servem também de terapia, o aquário pode ser uma opção prazerosa.
Clique nos números para conferir os cuidados com cada elemento de seu aquário.