O roteiro é o mesmo. Tempo abafado, calor pela manhã e pancadas de chuva à tarde. Esta é uma das características do verão, a estação mais quente do ano, no Paraná. Em Curitiba, no entanto, a quantidade de chuva está acima da média neste mês. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, desde o dia 16 de dezembro não ocorre uma sequência de três dias sem chuva na capital. Para esta quarta-feira (27) a previsão não é diferente: mais água durante a tarde.
Desde o dia 1.º de janeiro até terça-feira (26) já foram registrados 253.8 milímetros de chuva em Curitiba. Um milímetro representa 1 litro de água em uma área de 1 metro quadrado. A média histórica de chuvas (calculada entre 1961 e 1991) para o mês de janeiro é de 165 milímetros.
Para quem não gosta de tempo chuvoso, a notícias não é boa. "A previsão é que a chuva só volte à média normal em meados do outono, de abril para maio", explicou o meteorologista Marcelo Brauer Zaicovski, do Simepar. Ele esclarece, no entanto, que janeiro é o período mais chuvoso e a média vai diminuindo na comparação com o mês anterior. Dessa forma, a tendência é que o volume de chuvas seja menor em fevereiro do que em janeiro.
"Agora as chuvas fortes ocorrem à tarde e à noite, em razão do intenso calor. Podem ser registrados temporais até o fim de semana em todas as regiões do estado", explicou Zaicovski. Em Curitiba, o excesso de chuva tem provocado vários pontos de alagamento no Centro e em bairros da capital. Uma pessoa morreu arrastada pelas águas do Rio Ivo na semana passada.
De acordo com o meteorologista, o fenômeno El Niño aumenta a quantidade de chuvas no estado. "Em Curitiba estamos com excesso de umidade no solo. Não precisa de uma chuva de alto volume para provocar alagamento. Em linhas gerais, chove acima da média desde julho do ano passado", definiu.
Mais chuva
Nesta quarta-feira há previsão de pancadas de chuva durante a tarde em todas as regiões paranaenses. O tempo continua quente e abafado, na cidade de Curitiba as temperaturas variam entre 17ºC a mínima e 27ºC a máxima. No Litoral a variação será entre 20ºC e 30ºC. Os moradores de Foz do Iguaçu (Oeste) terão o dia mais quente do estado, a temperatura máxima vai chegar aos 33ºC.
As pancadas de chuva vão continuar até domingo em todas as regiões do estado, segundo previsão do Simepar.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora