• Carregando...

O delegado José Antônio Zuba de Oliva estava na Polícia Civil desde 1988, quando passou no concurso para escrivão. Em 1995, passou no processo seletivo para delegado. Ele fez a maior parte da carreira na região de Londrina, onde sua família residia. Estava há dois anos na Delegacia de Pontal do Paraná, depois de passar por Ibiporã e Paranaguá, onde atuou como delegado-operacional. Segundo o delegado Valmir Soccio, Zuba era um homem corajoso e competente. "Ele veio comigo para Paranaguá, quando assumi o cargo no Litoral", conta.

Em Pontal, Zuba teve atuação firme. Participou recentemente da investigação e elucidação do assassinato da psicóloga e professora Telma Fontoura, sobrinha do ator Ari Fontoura, um caso que teve grande repercussão no Paraná. No início do mês, desvendou um caso de roubo de cargas de cigarro, cujo principal acusado é o filho de um ex-prefeito da cidade. O delegado também investigava o incêndio no Fórum de Pontal do Paraná, ocorrido em julho.

O delegado-chefe de Londrina, Sérgio Barroso, lembra dele como um profissional apaixonado pela profissão. "Era meu amigo, um excelente profissional. Foi uma perda muito grande", ressalta.

Concussão

Em 2003, Zuba foi denunciado pelo Ministério Público por suspeita de crime de concussão (extorsão cometida por servidor público). Ele e mais dois investigadores de Ibiporã respondiam pelo crime até hoje. Apesar de ter ocorrido dois julgamentos do caso, ainda não havia uma condenação definitiva. O processo está na Promotoria de Ibiporã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]