Um comboio com 15 viaturas da Força Nacional de Segurança (FNS) chegou a Brasília na madrugada desta sexta-feira (28). Ao todo, 130 homens da tropa de elite já estão na capital, para combater a criminalidade no Entorno do Distrito Federal. O pedido de reforço de segurança foi formalizado pelo governo de Goiás depois que o jornalista do "Correio Braziliense" Amaury Ribeiro Júnior foi baleado na região.
Na próxima terça-feira (2), um encontro em Goiânia discutirá a atuação da Força Nacional de Segurança na região. A Polícia Militar de Goiás coordenará os trabalhos, já que os municípios onde a tropa agirá ficam no estado.
"Isso não pode ser feito de uma forma rápida, sem planejamento. Pretende-se que a operação aconteça quando tivermos um grupo permanente de 500 homens em Brasília. Aí, sim, a qualquer momento isso pode significar uma ação mais rápida", explica o secretário Nacional de Segurança, Antônio Carlos Biscaia.
Operação paralela
Em uma operação preventiva e paralela, o DF deve reforçar, a partir de 5 de outubro, o policiamento nas cidades que estão na divisa com o Entorno, para evitar que os criminosos fujam para a capital.
"Vamos iniciar uma ação nas nossas 10 regiões administrativas, de forma que possamos apoiar a Força Nacional e barrar a possível migração da criminalidade", explica o secretário de Segurança do DF, Cândido Vargas.
A previsão é de que a Força Nacional de Segurança atue por pelo menos seis meses no Entorno do DF.
Deixe sua opinião