Um comboio com 15 viaturas da Força Nacional de Segurança (FNS) chegou a Brasília na madrugada desta sexta-feira (28). Ao todo, 130 homens da tropa de elite já estão na capital, para combater a criminalidade no Entorno do Distrito Federal. O pedido de reforço de segurança foi formalizado pelo governo de Goiás depois que o jornalista do "Correio Braziliense" Amaury Ribeiro Júnior foi baleado na região.
Na próxima terça-feira (2), um encontro em Goiânia discutirá a atuação da Força Nacional de Segurança na região. A Polícia Militar de Goiás coordenará os trabalhos, já que os municípios onde a tropa agirá ficam no estado.
"Isso não pode ser feito de uma forma rápida, sem planejamento. Pretende-se que a operação aconteça quando tivermos um grupo permanente de 500 homens em Brasília. Aí, sim, a qualquer momento isso pode significar uma ação mais rápida", explica o secretário Nacional de Segurança, Antônio Carlos Biscaia.
Operação paralela
Em uma operação preventiva e paralela, o DF deve reforçar, a partir de 5 de outubro, o policiamento nas cidades que estão na divisa com o Entorno, para evitar que os criminosos fujam para a capital.
"Vamos iniciar uma ação nas nossas 10 regiões administrativas, de forma que possamos apoiar a Força Nacional e barrar a possível migração da criminalidade", explica o secretário de Segurança do DF, Cândido Vargas.
A previsão é de que a Força Nacional de Segurança atue por pelo menos seis meses no Entorno do DF.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais